Brócolos

Como plantar brócolos
Como plantar brócolos

Os brócolos ou brócolis (Brassica oleracea italica) são uma planta da mesma espécie da couve e do repolho, mas que foi selecionada para tirar o melhor proveito do consumo das suas flores. Os brócolos são colhidos quando as flores ainda estão fechadas, e são consumidos geralmente cozidos, embora também possam ser consumidos crus.

Nota: As duas formas corretas do nome desta planta são: brócolos ou brócolis, deriva do italiano brocollini. A palavra Bróculo não existe.

Nome Comum: brócolos, brócolis
Nome Científico: Brassica oleracea italica
Aplicações: Hortas
Clima: Mediterrâneo
Crescimento: Rápido
Luminosidade: Pleno Sol
Origem: Mediterrâneo
Rega: Moderada
Tipo de planta: Planta hortícola

Há basicamente dois tipos de brócolos, os brócolos-de-cabeça e os brócolos-de-ramas. Os brócolis são plantas de origem europeia, da região do mediterrâneo.

Clima

Os brócolos-de-cabeça são hortaliças que dificilmente crescem bem em locais onde a temperatura média ultrapassa os 23°C. Embora possam suportar temperaturas mais baixas por curtos períodos, crescem melhor na faixa entre 6°C e 23°C. Os brócolos-ramosos são mais tolerantes ao calor e podem suportar bem crescer em temperaturas médias mais altas, até 28°C.

Brassica oleracea var. italica

Brassica oleracea var. italica

Luminosidade

Estas plantas precisam de muita luminosidade, com luz solar direta durante pelo menos algumas horas por dia.

Solo

O solo para cultivar brócolos deve ser bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica.

Os brócolis necessitam do micronutriente boro para se desenvolverem bem, sendo que sua deficiência resulta em caules ocos e inflorescências deformadas. Se o solo for carente em boro, é necessário usar um adubo que contenha este micronutriente ou aplicar no solo bórax ou ácido bórico, ou alternativamente aspergir as folhas das plantas com uma solução de ácido bórico. Tais procedimentos devem ser feitos apenas quando realmente necessários, pois o excesso de boro também é prejudicial.

Como regar

A horta deve ser regada de forma a manter o solo sempre húmido, mas sem que fique encharcado.

Propagação

As sementes de brócolis podem ser semeadas directamente no local definitivo, a uma profundidade de aproximadamente 1 cm no solo. Também podem ser semeadas em vasos pequenos ou tabuleiros de sementeiras, sendo transplantadas quando as jovens plantas têm de 4 a 6 folhas verdadeiras. No entanto, as mudas de brócolis podem ser sensíveis ao transplante, assim tenha muito cuidado para não danificar as mudas e suas raízes frágeis. Transplante de preferência no fim da tarde, com o solo bem húmido, ou em dias nublados. A germinação ocorre geralmente em menos de uma ou duas semanas.

Mudas brócolos sementeira

Mudas brócolos sementeira

Como plantar

O espaçamento entra plantas pode ser de 60cm a 1m entre regos e de 30cm a 60cm entre as plantas. Maiores espaçamentos tendem a gerar plantas com maiores inflorescências, mas a produtividade por área é normalmente maior com os menores espaçamentos.

Colheita

A colheita dos brócolis-de-cabeça geralmente ocorre de 75 a 100 dias após a sementeira, variando conforme a variedade plantada. Após a primeira colheita, podem surgir rebentos laterais que possibilitam nova colheita, com inflorescências menores.

Os brócolis ramosos podem ser colhidos a partir de 60 a 90 dias após a sementeira. As inflorescências podem ser colhidas várias vezes em intervalos de 5 a 10 dias até o fim do período de floração.

Brócolos ou Brócolis

Brócolos ou Brócolis

O momento de colher é quando as inflorescências estão bem desenvolvidas e com uma cor intensa, mas antes que as flores comecem a abrir.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *