Coentros (Coriandrum sativum)

Como plantar Coentros (Coriandrum sativum)
Como plantar Coentros (Coriandrum sativum)

Os Coentros (Coriandrum sativum)  são uma erva aromática anual provavelmente originária do Mediterrâneo. Sabe-se que os egípcios os  gregos e os romanos os utilizavam para variadas finalidades, desde o embalsamento de corpos. em pratos e bebidas, bem como planta medicinal.

Nome Comum: Coentro
Nome Científico: Coriandrum sativum
Aplicações: Canteiros Floreiras Hortas Solos secos
Características principais: Aromática Folha comestível
Ciclo de vida: Anual
Clima: Mediterrâneo
Luminosidade: Pleno Sol
Porte: Herbáceo
Rega: Escassa Moderada
Tipo de planta: Condimentar Medicinal Planta hortícola

O coentro é muito utilizado na cozinha indiana e árabe. Em Portugal, é muito famoso no Alentejo, para enriquecer pratos tais como as açordas e as tradicionais sopa de cação e carne de porco à alentejana, é utilizado também para temperar saladas. No Brasil, o coentro é muito utilizado na culinária brasileira das regiões Norte e nordeste.

Clima

Os coentros podem ser cultivados numa grande variedade de climas, embora não aprecie temperaturas baixas. A maioria das variedades de coentro crescem melhor se cultivadas em regiões de clima quente.

Luminosidade

O coentro pode ser cultivado em lugares com exposição directa ao sol ou em sombra parcial. No entanto, as plantas que são cultivadas em pleno luz solar geralmente têm um sabor e aroma mais intensos.

Flores de Coentros (Coriandrum sativum)

Flores de Coentros (Coriandrum sativum)

Solo

Os coentros preferem solos bem drenados, moderadamente férteis e ricos em matéria orgânica. O coentro é uma planta rústica, que tolera bem várias condições de solo, produzindo folhas com melhor sabor e com mais aroma se cultivado em solos moderadamente pobres.

Rega

Regue os coentros de forma a manter o solo sempre húmido quando a planta é jovem, sem que o solo fique encharcado. Quando as plantas estiverem bem desenvolvidas reduza as regas, permitindo que o solo seque ligeiramente entre uma rega e outra.

Como plantar

Os coentros são cultivados a partir da semente. As sementes de coentro podem ter baixa taxa de germinação e podem demorar algum tempo a germinar. Para ajudar a germinação pode deixar as sementes mergulhadas em água durante 1 a 3. Temperaturas a rondar 25-27°C ajudam a melhorar a taxa de germinação.

Sementes de coentros

Sementes de coentros

Distribua as sementes no local definitivo na horta. Devem ficar apenas ligeiramente cobertas com solo. O coentro não suporta bem o transplante, mas ainda assim pode ser plantado em recipientes e depois transplantadas para o local definitivo com cuidado, sem mexer muito na raiz.

O coentro pode ser cultivado em vasos e jardineiras, de preferência com pelo menos 30 cm de profundidade, pois a planta tem uma longa raiz primária. Se cultivado em vasos menores, o seu desenvolvimento será bastante limitado.

Colheita

A colheita das folhas do coentro pode começar de 30 a 70 dias após a germinação. Colha a planta inteira ou colha apenas as folhas mais externas quando são necessárias, procurando não retirar mais do que um terço das folhas para não enfraquecer muito a planta.

Folhas de Coentros

Folhas de Coentros

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *