Espinafres (Spinacia oleracea)

Como plantar espinafres
Como plantar espinafres

Os espinafres (Spinacia oleracea) são uma erva rasteira originária da Ásia cujas folhas são comestíveis e muito apreciadas. É uma planta anual (raramente bianual), que cresce até cerca de 30 cm de altura. O espinafre pode sobreviver durante o inverno em zonas de clima ameno. As folhas são alternadas, simples de forma ovalada a triangulares na base, muito variáveis em tamanho, desde 2–30 cm de extensão e 1–15 cm de largura, com folhas maiores na base da planta e menores no topo.

Nome Comum: Espinafre
Nome Científico: Spinacia oleracea
Altura: 30cm
Aplicações: Cobertura de solo Hortas Sombras
Características principais: Folha comestível
Ciclo de vida: Anual
Crescimento: Rápido
Luminosidade: Meia Sombra
Porte: Herbáceo Rastejante
Rega: Abundante Moderada
Tipo de planta: Folha Planta hortícola

Clima

O espinafre cresce melhor em regiões com temperatura amena, sendo que o ideal são temperaturas entre os 13ºC e os 20°C. No entanto, pode ser cultivado em regiões onde a temperatura média durante o ciclo de vida da planta tenha uma amplitude entre os 2°C e os 27°C. Temperaturas elevadas podem induzir ao florescimento precoce.

Espinafre (Spinacia-oleracea)

Espinafre (Spinacia oleracea)

Luminosidade

Os espinafres podem ser cultivados com luz solar directa, mas apreciam sombra parcial sendo várias vezes cultivados à sombra de árvores, principalmente em zonas de clima mais quente.

Solo

O solo deve ser bem drenado, fértil, rico em matéria orgânica e com boa disponibilidade de nitrogénio para que os espinafres produzam bastantes folhas.

Rega

Regue os espinafres com frequência para que o solo se mantenha húmido, mas sem que permaneça encharcado.

Como plantar

Os espinafres devem ser semeados directamente no local definitivo da horta. Também podem ser cultivados facilmente em vasos e jardineiras.

Como cultivar

O espinafre geralmente requer poucos cuidados. Caso as plantas não se estejam a desenvolver bem, pode ser feita uma adubação para fornecer mais nutrientes às plantas.

Colher folhas de espinafres

Colher folhas de espinafres

Colheita

As folhas do espinafre podem ser colhidas individualmente a partir de 40 a 120 dias após o plantio. Para realizar a colheita individual das folhas, a planta deve ter pelo menos 6 folhas. Colha as folhas mais externas que estão bem desenvolvidas.

O espinafre também pode ser arrancado inteiro ou pode ser cortado a aproximadamente 2,5 cm acima do solo pois ele regenerará e produzirá uma nova colheita.

Quando cultivado em clima quente, colha a planta inteira antes do aparecimento da inflorescência.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *