Ficus (Ficus benjamina)

Como plantar ficus benjamina
Como plantar ficus benjamina

A Ficus (Ficus benjamina) é uma planta tropical muito popular, utilizada principalmente na decoração de ambientes interiores.

Os ramos são pêndulos e o caule é acinzentado podendo produzir raízes aéreas.  A Ficus tem crescimento moderado a rápido e, em habitats naturais, pode chegar a 30 metros de altura.

Ficus benjamina: folhas verdes

Ficus benjamina: folhas verdes

As folhas do fico-chorão são perenes, pequenas e brilhantes, de coloração verde ou variegada de branco ou amarelo. Têm formato elíptico com a ponta gotejante e apresentam leves ondulações nas bordas. As flores são discretas e brancas não tendo valor ornamental. Os frutos pequenos e vermelhos são decorativos e atraem passarinhos. As raízes agressivas e superficiais chamam a atenção, e não raramente racham vasos e pavimentos.

Nome Comum: Ficus, Fico, Fico-chorão, Figueira-benjamim
Nome Científico: Ficus benjamina
Altura: 30m
Aplicações: Interiores Jardins formais Jardins interiores Topiaria Vasos
Clima: Equatorial Subtropical Tropical
Crescimento: Moderado Rápido
Rega: Abundante
Tipo de planta: Arbusto
Precauções: Tóxica
Ficus benjamina: folhas variegadas

Ficus benjamina: folhas variegadas

Como plantar

A Figueira-benjamim forma uma árvore bonita muito utilizada em decoração ou paisagismo em países de clima quente.

Em climas quentes, recomenda-se o plantio isolado desta figueira em jardins extensos ou fazendas, onde o aspecto escultural do caule tem destaque especial.

Ficus benjamina: planta para decoração interior

Ficus benjamina: planta para decoração interior

Em climas mais frios, deve ser plantada em vasos grandes e cultivada no interior ou num pátio abrigado como pequena árvore ou arbusto. O caule flexível permite que se realize cruzamentos quando jovem, o que lhe dá um encanto único e especial.

Também é uma espécie muito usada em topiaria, apresentando belas formas arredondadas e compactas. As suas características tornam-na também bastante apropriada para a arte do bonsai.

Luminosidade

Deve ser cultivada em pleno sol ou meia-sombra.

Solo

A Ficus cresce em solo fértil, drenável e enriquecido com matéria orgânica.

Rega

A Ficus não tolera a seca e deve portanto ser regada regularmente.

Cultivo

Quando plantado em vasos e cultivado em interiores (residências, escritórios), o Fico não aprecia mudanças de lugar, correntes de ar frio, encharcamentos do solo e ar-condicionado. Quando a planta está stressada por este factores é comum que as suas folhas se tornem amarelas e caiam. No entanto, pode voltar a brotar com vigor depois de resolvido o problema. Plantas envasadas devem ser adubadas mensalmente na primavera e verão, e transplantadas para um vaso maior uma vez ao ano conforme o ritmos de crescimento.

Propagação

Multiplicam-se por estacas lenhosas e sementes.

 

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *