Como plantar gengibre

Como plantar Gengibre (Zingiber officinale)
Como plantar Gengibre (Zingiber officinale)

O gengibre (Zingiber officinale) é uma planta originária da Índia e da China. As folhas verde-escuras nascem a partir de um caule duro, grosso e subterrâneo (rizoma). As flores são tubulares, amarelo-claro e surgem em espigas erectas.

Nome Comum: Gengibre
Nome Científico: Zingiber officinale, Zingiber officinale
Altura: 1m
Aplicações: Canteiros Vasos
Características principais: Rizoma
Ciclo de vida: Perene
Clima: Subtropical Tropical
Cor das flores: Amarelo
Luminosidade: Meia Sombra
Origem: Ásia China Índia
Porte: Herbáceo
Rega: Abundante
Tipo de planta: Planta hortícola Raíz e Rizoma

Os seus rizomas são muito usados para fins medicinais e também como especiaria, especialmente na culinária de países asiáticos. Os rizomas são usados frescos, secos, em pó, cristalizados ou em conserva, em pratos doces e salgados. O chá de gengibre é também muito popular não apenas na Ásia. O gengibre é muito cultivado em jardins tropicais como planta ornamental.

Clima

O gengibre é uma planta de climas subtropicais e tropicais, podendo ser cultivado em temperaturas entre 17°C a 35°C. A planta prefere muita humidade do ar. Em climas mais frios, o gengibre pode ser cultivado de forma protegida ou dentro de casa nos meses de maior frio.

Luminosidade

Cultive em sombra parcial ou com luz solar directa.

Porte

O gengibre é uma planta herbácea perene que pode atingir 1m de altura.

Panta de Gengibre

Panta de Gengibre

Solo

O solo deve ser bem drenado, leve, fértil e rico em matéria orgânica.

Rega

Quando a planta está em crescimento, regue com frequência para que o solo se mantenha sempre húmido, mas nunca encharcado. Quando as folhas começarem a amarelecer diminua a frequência das regas. Se não for feita a colheita quando a planta está em dormência suspenda totalmente a rega, voltando a regar novamente quando os rebentos surgirem.

Como plantar

A plantação de gengibre é feita através de pedaços de rizomas de 3 a 5 cm de comprimento. Estes pedaços de rizoma, com uma ou duas gemas cada, são plantados no local definitivo da plantação a uma profundidade de até 5 cm.

Como plantar gengibre - separar rizomas

Como plantar gengibre – separar rizomas

 

Como plantar gengibre - colocar no vaso e cobrir o rizoma com terra

Como plantar gengibre – colocar no vaso e cobrir o rizoma com terra

Em plantações na horta ou jardim, o espaçamento entre as plantas pode ser de 70 a 90 cm entre as linhas de plantio e de 30 a 50 cm entre as plantas. Diminuir o espaçamento entre as plantas aumenta a produção, mas dificulta a colheita, que geralmente acaba danificando os rizomas. Por outro lado, em lavouras mecanizadas o espaçamento normalmente é maior, e o plantio é feito com linhas duplas no espaçamento de 1,3 m x 50 cm x 20 ou 30 cm.

O gengibre também pode ser cultivado em vasos grandes. Em regiões de inverno frio, o plantio em vasos é o ideal em plantações domésticas, deixando o vaso dentro de casa durante os meses frios do ano.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *