Como plantar lavanda ou alfazema (Lavandula angustifolia)

Alfazema Lavanda (Lavandula)
Alfazema (Lavandula angustifolia)

A  lavanda (Lavandula angustifolia) ou alfazema formam arbustos encantadores e aromáticos. As lavandas têm muitas utilizações no jardim, podem ser usadas para bordaduras informais, misturadas com outras sebes, podem formar canteiros ou maciços magníficos.

Nome Comum: Alfazema, Lavanda
Nome Científico: Lavandula angustifolia
Altura: 60cm
Aplicações: Canteiros Cercas Jardins informais Maciços Sebes Solos secos Vasos
Características principais: Aromática Flor perfumada
Clima: Mediterrâneo
Cor das flores: Azul Roxo
Cor das folhas: Cinzento Verde-acinzentado
Luminosidade: Pleno Sol
Porte: Arbustivo
Rega: Escassa
Tipo de planta: Arbusto

Trata-se de uma planta nativa da região mediterrânea, cultivada pelo seu óleo essencial que é extraído e aplicado em várias finalidades como a perfumaria ou os produtos de higiene. Para além da finalidade decorativa nos jardins, as suas flores são uma boa fonte de alimentos para as abelhas e o mel produzido a partir do seu néctar é de excelente qualidade. Em menor escala, é também cultivada como condimento na culinária ou como planta medicinal.

Há várias espécies de alfazema, mas a espécie Lavandula angustifolia é a mais cultivada, uma vez que seu óleo é de melhor qualidade.

As suas folhas vão do verde ao cinzento, sendo plantas que adoram o sol! São portanto arbustos perfeitos para jardins rochosos ou muito expostos ao sol. As flores da alfazema variam entre o azul e o roxo, sendo que existem muitas variedades com outras cores, que vão do branco ao rosa.

Clima

A lavanda é muito tolerante à variação de temperaturas, no entanto não cresce bem em climas muito húmidos ou muito frios.

Luminosidade

Necessita de luz solar direta.

Solo

Deve ser cultivada em solo bem drenado, leve e moderadamente fértil, com pH entre 6,5 e 7,5.

Rega

A alfazema é sensível ao excesso de água. O solo deve permanecer levemente húmido durante a fase jovem da planta. Quando bem desenvolvida, a lavanda é resistente a períodos de seca e pode ser regada com menor frequência.

Propagação

A lavanda pode ser propagada por sementes ou por estacas.

Distribua as sementes superficialmente, apenas pressionando levemente no solo. Alternativamente, podem ser cobertas com uma fina camada de terra peneirada. As sementes podem ser semeadas no local definitivo ou em tabuleiros ou vasos. Neste caso, devem ser transplantadas quando as plantas estiverem grandes o suficiente para serem manuseadas. As sementes geralmente germinam em duas a seis semanas.

A propagação por estaca pode ser feita durante a estação de crescimento por meio de estacas semi-lenhosas ou no Outono com estacas lenhosas. Os ramos devem ser cortados com cerca de 10 cm de comprimento, retirando as folhas da parte inferior que ficará enterrada no solo. O solo deve ser mantido apenas levemente húmido, o excesso de água leva ao apodrecimento das estacas.

Plantar

O espaçamento recomendado para plantar lavandas pode variar de 30 a 90 cm, dependendo do porte da variedade cultivada e das condições de cultivo. As alfazemas podem também ser cultivadas em vaso, apresentando belas composições para ter na varanda ou num pátio. Desta forma, pode deliciar-se com o seu aroma sempre que passar pelo vaso e lhe tocar nas folhas.

Colheita

As flores são colhidas logo que se abrem, cortando quase todo o ramo. O óleo essencial é extraído apenas das flores recém-colhidas. As folhas podem ser colhidas quando necessário, mas são menos apreciadas do que as flores.

Da alfazema são, há muitos séculos, extraídos os seus óleos muito aromáticos. Têm diversas aplicações, desde produtos de higiene, de cosmética e de aroma-terapia. As flores secas da alfazema são também muito utilizadas em saquinhos para colocar dentro de gavetas e roupeiros, afastando insetos e perfumando o seu interior.

Esta planta cresce de forma relativamente lenta, e embora chegue a florescer no primeiro ano, a floração é mais abundante a partir do segundo ano de cultivo. A lavanda é uma planta perene e pode produzir bem por mais de uma década.

 

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *