Como plantar mirtilo

Como plantar mirtilo
Como plantar mirtilo

O mirtilo (Vaccinium myrtillus) é um arbusto frutífero conhecido em todo o mundo pelas suas frutas deliciosas. As bagas são ricas em vitaminas e anti-oxidantes, além das comprovadas propriedades medicinais.

Nome Comum: Mirtilo
Nome Científico: Vaccinium myrtillus, Vaccinium myrtillus, Vaccinium myrtillus, Vaccinium myrtillus, Vaccinium myrtillus
Altura: 4m
Aplicações: Canteiros Fronteiras Hortas Jardins informais Maciços
Características principais: Fruto Fruto comestível
Luminosidade: Pleno Sol
Porte: Arbustivo
Rega: Moderada
Tipo de planta: Arbusto

Origem

O nome mirtilo, compreende um grupo de espécies do género Vaccinium, que são nativas de regiões temperadas, tanto da América do Norte, como da Europa e da Ásia. São plantas de porte arbustivo, com altura variável dependendo do cultivar, que varia de poucos centímetros até 4 metros. As suas folhas são verdes escuras, brilhantes e adquirem bonitas cores de laranja, vermelho e amarelo no outono, antes de caírem.

Flores e Frutos

A floração ocorre no fim do inverno a início da primavera. As flores tem um formato de sino longo, e cor branca, às vezes rosada. Os frutos já se encontram maduros para a colheita no início a meados do verão. Os frutos são bagas esféricas, podem ser solitárias ou agrupadas, de acordo com a espécie, apresentando casca azul escura ou roxa.

Bagas de mirtilo

Bagas de mirtilo

Aplicações

Na jardinagem, o mirtilo é aproveitado em projetos de jardins naturais que pretendem atrair a fauna silvestre. Os pássaros são ótimos clientes dos mirtilos. Se plantar mirtilos para colher os seus frutos é conveniente protegê-los com redes anti-pássaro.

O mirtilo tem um sem número de aplicações para o consumo humano. Pode ser consumido ao natural, em batidos, compotas, gelados, licores, chás, xaropes, iogurtes, bolos, vinhos, panquecas e até mesmo desidratado em barrinhas e granolas.

Cheesecake de mirtilo

Cheesecake de mirtilo

Como plantar

Deve ser cultivado sob sol pleno ou meia sombra, em solo fértil enriquecido com matéria orgânica e drenável, mas irrigado regularmente. Depois de bem estabelecido, o mirtilo é capaz de tolerar curtos períodos de seca.

Aprecia fertilizações orgânicas semestrais e deve fazer-se podas de formação e limpeza, que proporcionam uma frutificação mais rica. Não fertilize com calcários ou fosfatos solúveis, pois elevam o pH do solo.

Clima

Aprecia o clima temperado, com frio invernal, necessitando de temperaturas médias anuais de pelo menos 15°C. Resiste à geada e neve.

Propagação

Multiplica-se por estacas dos ramos jovens. Deve plantar preferencialmente mais de uma cultivar para uma melhor polinização. A planta já pode frutificar com 1 a 2 anos após o plantio.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *