Como plantar orégãos

Como plantar orégãos (oréganos)
Como plantar orégãos (oréganos)

O orégão ou orégano é uma erva perene, muito aromática utilizada na cozinha mediterrânica. As suas folhas frescas ou secas são muito apreciadas pelo sabor e aroma que dão aos pratos.

Há várias espécies no género Origanum que são conhecidas como orégão, mas a espécie mais cultivada é a Origanum vulgare.
O orégano é uma planta que pode crescer entre 20 cm a 80 cm de altura, e o sabor de suas folhas e flores pode variar muito conforme as condições em que é cultivado.
As folhas do orégano são muito apreciadas e usadas na cozinha italiana.

Nome Comum: Orégão, Orégano
Nome Científico: Origanum vulgare
Altura: 20cm 80cm
Aplicações: Cestos Maciços Vasos
Características principais: Aromática
Clima: Mediterrâneo
Luminosidade: Meia Sombra Pleno Sol
Porte: Herbáceo
Rega: Moderada
Tipo de planta: Condimentar Planta hortícola

Clima

O orégano é uma planta que cresce melhor em clima moderadamente quente ou ameno, embora possa ser cultivado numa faixa de temperaturas entre 4°C e 32°C. Ainda assim, o ideal é que a temperatura se mantenha entre 21°C e 25°C.

Luminosidade

Os orégãos precisam de muita luminosidade e tem de receber luz solar direta durante algumas horas por dia. Quanto mais luz solar receber, mais aromáticas e viçosas serão as folhas.

Orégãos secos para uso culinário

Orégãos secos para uso culinário

Cultivo

O melhor solo para cultivar orégãos deve ser bem drenado e de preferência fértil, embora o orégano possa crescer mesmo em solos pobres.
A planta é bastante tolerante quanto ao solo se forem seguidos os critérios de drenagem e fertilidade, ainda assim, a planta cresce melhor em solos calcários.

Rega

Regue os orégãos com frequência para que o solo seja mantido ligeiramente húmido principalmente quando as plantas são jovens.
Se as plantas estão bem desenvolvidas, não há problema se o solo secar por um curto período de tempo entre regas. Tanto a falta quanto o excesso de água são prejudiciais ao orégano.

Propagação

O orégão pode ser propagado por sementes, por divisão de touceiras ou por estaquia, sendo estes dois últimos métodos os preferidos, uma vez que o plantio por sementes exige mais tempo para o crescimento das plantas e início da colheita.

As sementes podem ser plantadas diretamente no local definitivo da horta, ou podem ser plantadas em tabuleiros para sementeira ou pequenos vasos.
Neste caso, as mudas de orégano são transplantadas quando têm 4 pares de folhas definitivas. A germinação das sementes geralmente ocorre rapidamente em duas semanas.

Orégão em vaso para plantar

Orégão em vaso para plantar

Em locais onde o inverno não é muito rigoroso e a planta é cultivada como perene, as plantas formam touças lenhosas com raízes bastante emaranhadas. A cada 2 ou 3 anos, estas podem ser divididas e utilizadas para aumentar o número de plantas.
A desvantagem é que plantas velhas geralmente produzem folhas que não são consideradas tão saborosas quando as folhas de plantas mais jovens, por isso o conselho é renovar as plantas a cada 2 ou 3 anos.

A reprodução por estaquia, ou seja, por ramos cortados de plantas adultas saudáveis, é o método ideal, pois produz plantas que são idênticas a planta mãe e estas levam menos tempo para crescerem.
Corte ramos com aproximadamente 15 cm de comprimento e remova as folhas deixando apenas as mais próximas da extremidade do ramo (deixe 3 ou 4 pares de folhas).
Mergulhe a metade inferior do ramo num recipiente com água até que surjam raízes e então plante no local definitivo.

Como plantar

O espaçamento para plantar os orégãos pode ser aproximadamente de 30 cm, mas pode variar com o tamanho da variedade ou da espécie.

O orégano também pode ser cultivado facilmente em vasos de tamanho médio ou grande.
O orégão produz bem durante 4 ou 5 anos se for cultivado em clima adequado e em boas condições de crescimento.

Colheita

Colheita: secar orégãos (oréganos)

Colheita: secar orégãos (oréganos)

A colheita das folhas de orégão pode começar quando a planta estiver com pelo menos 20 cm de altura.
As folhas têm o melhor sabor na época em que começam a surgir as flores. As flores também podem ser utilizadas como condimento sendo colhidas assim que abrem.

O sabor das folhas é mais forte quando estão secas, e esta é geralmente a maneira em que são usadas. As folhas frescas podem ser deixadas a secar num local escuro, quente, seco, e bem ventilado.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *