Rosa

Como plantar rosas
Como plantar rosas

A rosa, símbolo dos apaixonados, é uma das flores mais populares no mundo. É cultivada pelo homem desde a Antiguidade onde a primeira rosa cresceu nos jardins asiáticos há cerca de 5 mil anos.

Nome Comum: Rosa
Nome Científico: Rosa, Rosa
Altura: 2m
Aplicações: Canteiros Cercas Floreiras Fronteiras Jardins formais Jardins informais Maciços Treliças Vasos
Características principais: Flor Flor perfumada
Cor das flores: Amarelo Branco Laranja Lilás Rosa Vermelho
Luminosidade: Meia Sombra Pleno Sol
Rega: Moderada
Tipo de planta: Flor Perene
Precauções: Espinhos

Cientificamente, as rosas pertencem à família Rosaceae, com mais de 100 espécies, e milhares de variedades, híbridos e cultivares. São arbustos ou trepadeiras, providos de espinhos. As folhas são simples, partidas em 5 ou 7 lóbulos de bordos dentados. As flores, na maioria das vezes, são solitárias. Apresentam originalmente 5 pétalas, muitos estames e um ovário ínfero. Os frutos são pequenos, normalmente vermelhos, algumas vezes comestíveis.

Actualmente, as rosas cultivadas estão disponíveis numa imensa variedade de formas e cores. As flores, particularmente, sofreram modificações através de seleção realizada ao longo dos séculos para que adquirissem as características mais conhecidas: muitas pétalas, forte aroma e cores das mais variadas, que florescem principalmente no início do verão e outono.

Escolher a variedade de rosa

Qualquer variedade de rosas será uma bela adição ao seu jardim, mas é importante verificar que rosas vão crescer melhor na sua região, olhando para um guia regional de rosas ou perguntando num centro de jardinagem. Você também deve considerar o tamanho das rosas, o local onde vai plantar e, claro, o seu gosto pessoal. Aqui estão algumas das mais populares e belas variedades de rosas:

Floribunda

Estes são os tipos que produzem as rosas mais coloridas, são arbustos compactos que florescem livremente, criando grupos de três a quinze flores. Estes arbustos podem ser cultivados individualmente, mas criam um cenário mais impressionante quando se plantam várias plantas lado a lado.

Hybrid Tea

Este é um dos tipos mais populares de rosas. Crescem como arbustos eretos e produzem uma flor por haste. Estas são provavelmente as rosas que você está mais habituado a ver com frequência nas floristas.

Grandiflora

Esta bela variedade de rosa é uma mistura entre uma floribunda e uma hybrid tea. Cresce até um metro e meio e desenvolve flores de forma agrupada.

Rosas de arbusto

Estas rosas existem numa variedade de formas e tamanhos e adaptam-se a variadas necessidades no jardim. Crescem perto do chão, são naturalmente resistentes a doenças, e exigem menos cuidados do que outras rosas, produzindo flores durante uma longa temporada.

Rosas trepadeiras

Estas rosas adicionam um encanto especial a qualquer jardim. Crescem tipicamente numa cerca, pérgula ou treliça. Desenvolvem ramos longos e arqueados que produzem muitas flores que podem cobrir pilares, paredes, ou qualquer estrutura que lhes ofereça apoio.

Rosas em miniatura ou anãs

Estas são as mais pequenas das plantas de rosas e podem crescer até 60cm em qualquer lugar. Estas rosas florescem continuamente e são muito utilizadas para a jardinagem em vasos ou para crescer em espaços pequenos.

Rosas de árvore

Estas rosas são enxertadas numa haste longa para formar uma bela copa num tronco alto. A árvore rosa é visualmente deslumbrante, mas precisam de mais cuidados para sobreviver durante o inverno.

Escolher o local de plantação

O local onde vai plantar as suas rosas determinará o seu destino e sucesso, não importando quão bonitas e resistentes as rosas iniciais possam ser. Você deve plantar num lugar que receba pelo menos 5 a 6 horas de luz solar direta por dia, especialmente na parte da manhã. Deve plantar as suas rosas perto de abrigos, como uma parede ou uma cerca, se o seu jardim é numa área particularmente ventosa.
Aqui estão algumas outras coisas a ter em atenção para escolher o local perfeito para as suas rosas:

  • Em climas quentes devem ter alguma protecção do sol mais quente. Por outro lado, em climas frios devem ser plantadas junto a uma “parede quente” ou uma cerca para proteger as rosas do frio extremo;
  • O solo deve ter boa drenagem. Antes de plantar as rosas, cave um buraco e despeje água para se certificar de que ele drena bem após pouco tempo. Se o seu solo é muito húmido, as raízes das suas rosas podem apodrecer. Se este for o caso, então você deve considerar plantar as suas rosas noutro local;
  • Certifique-se que seu solo não é muito grosso ou arenoso. A adição de matéria orgânica, como estrume de vaca ou composto pode ajudar o solo a atingir a consistência correta;
  • Evite plantar as rosas perto de árvores ou arbustos uma vez que vão competir por nutrientes, água e luz.

Mais dicas para o cultivo de rosas

  • Não regue as rosas ao final do dia para evitar doenças fúngicas;
  • É melhor plantar as rosas na primavera. Escolha uma área para plantar que tenha boa circulação de ar. As suas rosas não crescerão numa área fechada ou apertada;
  • Alguns produtores de rosas recomendam pulverizar as folhas de rosa com água para ajudar a prevenir pulgões;
  • Plante as suas rosas na luz da manhã e lembre-se de pelo menos 6 horas de luz solar diária;
  • Alguns produtores de rosas também usam um spray de mistura de água com sabão para ajudar a prevenir pulgões. Fale com jardineiros locais para ter mais aconselhamento;
  • Plantar rosas de raíz nua deve feito durante a época de dormência das plantas. Durante a época de crescimento devem ser plantadas as rosas que são vendidas em vasos.

 

O significado da cor das rosas

  • Rosas amarelas: diz-se que podem significar amor por alguém que está a morrer, ou um amor platónico, ou amizade;
  • Rosas azuis: verdadeiro amor eterno, raro, forte, que nunca se abala;
  • Rosas Brancas: reverência, segredo, inocência, pureza e paz;
  • Rosas champanhe: admiração, simpatia;
  • Rosas coloridas em tons claros: amizade e solidariedade;
  • Rosas cor-de-rosa: gratidão, agradecimento, o feminino;
  • Rosas vermelhas: paixão, amor, respeito, adoração;
  • Rosas vermelhas com amarelas: felicidade;
  • Rosas vermelhas com brancas: harmonia, unidade;
  • Rosas laranjas: entusiasmo e desejo;
  • Rosas vermelhas bordeaux: beleza inconsciente;
  • Rosas azuis: confiança, reserva, harmonia e afeto;
  • Rosas verdes: esperança, descanso da juventude e equilíbrio;
  • Rosas violeta: calma, autocontrole, dignidade e aristocracia;
  • Rosas pretas: separação, tristeza e morte;
  • Rosas cinzentas: desconsolo, aborrecimento e velhice

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *