Como plantar rúcula

Como plantar rúcula
Como plantar rúcula

A rúcula (Eruca sativa) é uma planta anual cujas folhas são cada vez mais usadas para fins culinários sendo consumidas cruas ou cozinhadas. As folhas da rúcula têm um sabor picante e amargo, sendo que as folhas mais jovens e tenras ou aquelas cultivadas num clima mais frio, tendem a ser menos amargas e consideradas mais apropriadas para consumo em saladas. As sementes também podem ser consumidas, e são por vezes utilizadas para substituir as sementes de mostarda.

Nome Comum: Rúcula
Nome Científico: Eruca sativa, Eruca sativa
Altura: 30cm
Aplicações: Hortas
Características principais: Folha comestível
Ciclo de vida: Perene
Clima: Mediterrâneo
Crescimento: Rápido
Luminosidade: Meia Sombra Pleno Sol
Porte: Herbáceo
Rega: Moderada
Tipo de planta: Folha Planta hortícola

Na época da colheita esta planta atinge 10 a 30 cm de altura, dependendo da variedade cultivada e das condições de cultivo. Durante a floração, pode chegar a atingir de 50 a 1 metro de altura.

Clima

A rúcula é uma hortaliça que cresce melhor sob temperaturas entre 15 a 23ºC, ou seja, em climas amenos. Em temperaturas mais altas a planta tende a florescer mais cedo e as suas folhas serão mais duras e amargas. Embora possa suportar Invernos rigorosos com temperaturas de 0°C, as plantas mais jovens podem necessitar de protecção, sendo para isso cultivadas em estufas agrícolas.

Plantação de rúcula para saladas, pizza, etc.

Plantação de rúcula para saladas, pizza, etc.

Luminosidade

No Verão, a rúcula deve ser cultivada sob sombra parcial para produzir folhas de boa qualidade. Na Primavera, Outono e Inverno pode ser cultivada sob pleno sol.

Solo

O solo deve ser bem drenado, fértil, rico em matéria orgânica, com pH entre 6 e 7.

Rega

Regue a rúcula com frequência para que o solo seja mantido sempre húmido, no entanto, nunca deve ficar encharcado, uma boa drenagem é fundamental.

Como plantar

Pode semear a rúcula directamente no local definitivo, superficialmente ou a uma profundidade não superior a 0,5 cm no solo. As sementes germinam rapidamente normalmente em 4 a 8 dias. Quando as plantas atingem cerca de 10 cm de altura, deve remover o excesso de plantas para que seja atingido um espaçamento adequado. Se for conveniente, as sementes também podem ser semeadas em sementeiras e quando as plantas tiverem tamanho suficiente para serem manuseadas, então são transplantadas para o local de cultivo definitivo.

Sementes de rúcula a germinar

Sementes de rúcula a germinar

O espaçamento recomendado varia com a variedade cultivada e a finalidade, podendo ser de 15 a 60 cm entre as linhas de cultivo e 10 a 30 cm entre as plantas.

Cuidados com o cultivo

Mantenha a área de cultivo livre de ervas daninhas e plantas invasoras que competem por luz e nutrientes com a rúcula.

Colheita

A colheita da rúcula pode ser feita a partir de 20 a 65 dias. À semelhança da alface pode arrancar toda a planta ou colher apenas as folhas bem desenvolvidas, neste caso a colheita pode estender-se por semanas. Em qualquer caso, a colheita deve ser feita antes da planta começar a florescer, pois nessa altura as folhas são normalmente muito amargas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *