Juníperos (Juniperus)

Os Juníperos (Juniperus) são um género de coníferas que inclui cerca de 60 espécies de arbustos e árvores de médio porte, caracterizados por apresentarem tronco robusto, madeira duradoura e, em geral, excepcional resistência e longevidade.

Nome Comum: Junípero, Zimbro, Zimbreiro, Sabina
Nome Científico: Juniperus
Aplicações: Fronteiras Jardins informais Jardins japoneses Sebes
Cor das folhas: Verde-escuro
Crescimento: Lento
Luminosidade: Pleno Sol
Porte: Arbustivo
Rega: Escassa
Tipo de planta: Arbusto

O género tem uma distribuição natural alargada pelo Hemisfério Norte apresentando a sua máxima diversidade nas regiões de clima mediterrânico. As espécies integradas neste género são conhecidas pelos nomes comuns de junípero, zimbro, zimbreiro e sabina.

Todas as espécies são de folha perene, com folhas em forma de agulha ou escama, sendo comum a presença de folhas juvenis em agulha nos ramos jovens e folhas em escama nos ramos adultos.

Na jardinagem, os Juníperos são utlizados em jardins informais, para a composição de maciços de folhagem, podendo também ser aparados em forma de sebe ou bordadura.

Os Juníperos, para além da jardinagem, são também utilizados para fins alimentares, combustível, madeira, abrigo e fabrico de utensílios. Algumas espécies, como Juniperus chinensis no leste da Ásia, são extensivamente utilizadas em paisagismo, jardinagem e horticultura. Juniperus chinensis é uma das espécies mais populares para criar bonsai, sendo considerada um símbolo de longevidade, força e fertilidade.

Algumas espécies deste género são susceptíveis à infestação por Gymnosporangium, um fungo que causa a doença da ferrugem nas macieiras, razão pela qual essas espécies de Juníperos podem funcionar como hospedeiro alternativo em regiões produtoras de maçãs.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *