Liquidambar styraciflua

Liquidambar styraciflua: folhas no Outono
Liquidambar styraciflua: folhas no Outono

O Liquidâmbar é uma árvore caduca muito ornamental, nativa do México, dos Estados Unidos e de regiões montanhosas da América Central. O nome Liquidâmbar deve-se à seiva da planta, que é de cor âmbar, resinosa e doce, e derrama em abundância quando o tronco ou os ramos são cortados ou feridos.

Nome Comum: Liquidâmbar
Nome Científico: Liquidambar styraciflua, Liquidambar styraciflua
Altura: 30m
Aplicações: Paisagismo Parques
Características principais: Cores de Outono Folhas
Luminosidade: Pleno Sol
Origem: América
Porte: Arbóreo
Rega: Moderada
Tipo de planta: Árvore Ornamental
Liquidambar styraciflua: folhas verdes na Primavera e Verão

Liquidambar styraciflua: folhas verdes na Primavera e Verão

Características do Liquidâmbar

Apresenta fuste único, com copa cónica a piramidal e grande porte, chegando a atingir entre 20 e 30 metros de altura. Uma característica distintiva desta árvore é o aspecto peculiar de seus ramos e galhos. A casca acumula-se em placas nas pontas ao invés de lateralmente, formando estranhas formas. As folhas são em forma de estrela de 5 a 7 pontas, brilhantes, aromáticas, alternas e com margens dentadas. Durante a primavera e verão as folhas tem a cor verde-escura. No outono as folhas adquirem diferentes tonalidades de verde claro, amarelo, laranja e vermelho, muitas vezes de forma simultânea. São um deleite para a vista.

Liquidambar styraciflua: uma árvore magnífica no Outono

Liquidambar styraciflua: uma árvore magnífica no Outono

Flores, frutos e sementes

Na primavera nascem inflorescências esféricas, amarelas e de pouca importância ornamental.

Liquidambar styraciflua: inflorescências

Liquidambar styraciflua: inflorescências

Seguem-se os frutos, também globosos, cobertos por espinhos, lenhosos quando maduros. Cada fruto contém até 40 cápsulas, com uma ou duas sementes em cada.

Liquidambar styraciflua: fruto

Liquidambar styraciflua: fruto

Há muitas variedades de Liquidambar, entre elas: ‘Slender Silhouette’, de crescimento colunar, ‘Gumball’, de porte arbustivo – não ultrapassando 6 metros de altura, ‘Rotundifolia’, com as pontas das folhas arredondadas, lembrando as folhas de figueira, e ‘Variegata’, com folhas manchadas de creme ou amarelo.

Como plantar

O Liquidâmbar é uma árvore muito apreciada no paisagismo de grandes áreas, como parques, avenidas e praças. Esta árvore confere um ambiente extraordinário e por isso é cada vez mais utilizada em regiões turísticas e montanhosas juntamente com carvalhos, álamos, áceres e plátanos.

Plante os Liquidambar em linhas, formando alamedas ou em grupos, para um efeito impactante do tipo floresta. Mesmo plantado isolado, o liquidambar torna-se o foco de atenção durante o outono, com sua grande variedade de cores. As árvores despidas no inverno já acrescentam um efeito mais dramático, e permitem a passagem da luz solar. Em regiões tropicais o Liquidambar pode não perder as folhas, fornecendo sombra farta, mas sem as variações de cores espectacular e a queda das folhas características das estações frias.

Deve ser cultivado em pleno sol, preferencialmente em solos húmidos mas drenáveis, para um pleno desenvolvimento radicular. A necessidade hídrica da planta é alta e é importante regar nos primeiros anos após o plantio. Depois de bem estabelecida é capaz de tolerar curtos períodos de seca. Resiste ao frio intenso, neves e geadas.

Propagação

O Liquidambar propaga-se por alporque ou por semente. Deve ser cultivado em vaso nos primeiros 2 anos. Ao efetuar o transplante das mudas para o local definitivo, abrir covas amplas e regar regularmente até a árvore se estabelecer.

Liquidambar styraciflua: as sementes são libertadas das cápsulas dos frutos já maduros

Liquidambar styraciflua: as sementes são libertadas das cápsulas dos frutos já maduros

Crescimento

O crescimento inicial do Liquidambar é lento nos três primeiros anos, tornando-se rápido após este período. É uma árvore de grande longevidade podendo viver mais de 400 anos. A sua madeira é de boa qualidade, com densidade e textura média, cor escura e fácil de ser trabalhada. Serve para o fabrico de móveis, caixotes, extração de celulose e laminação de chapas compensadas. A sua seiva concentrada é uma goma balsâmica e perfumada, utilizada na produção de perfumes, medicamentos e produtos de higiene.

 

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *