Marmeleiro Japonês (Chaenomeles japonica)

Marmeleiro Japonês (Chaenomeles japonica) é um pequeno arbusto muito conhecido pelas suas flores e pequenos frutos. Trata-se de uma planta muito decorativa.
Nome Comum: Marmeleiro Japonês
Nome Científico: Chaenomeles japonica
Altura: 1m
Aplicações: Fronteiras Jardins japoneses Maciços Sebes
Características principais: Flor Fruto
Cor das flores: Vermelho
Crescimento: Rápido
Família: Rosaceae
Luminosidade: Pleno Sol
Origem: Ásia
Porte: Arbustivo
Rega: Moderada
Tipo de planta: Arbusto

Parente do marmeleiro mais comum que é conhecido pelos seus grandes frutos, este marmeleiro possui frutos que assemelham aos marmelos “normais” mas em escala mais reduzida. No entanto, as suas flores são extremamente belas.

Originário da China, Japão e Coreia eles são totalmente resistentes ao gelo e não precisam de protecção especial.

O seu crescimento é muito vigoroso, embora seja um arbusto que atinge apenas 1m de altura. Novos ramos surgem facilmente da base do marmeleiro japonês que se espalha principalmente na horizontal. As flores vermelhas (ou alaranjadas) nascem na madeira do ano anterior e surgem agrupadas no final do Inverno e início da Primavera quando nos ramos começam a surgir as primeiras folhas, apresentando uma bela composição. São muitas vezes das primeiras plantas a “acordar” do Inverno conferindo uma cor especial ao jardim quando as outras plantas ainda estão a “dormir”. Ao longo da estação de crescimento, as belas flores dão lugar a pequenos frutos amarelos.

O Marmeleiro Japonês (Chaenomeles japonica) prefere exposição total ao sol e um ambiente seco. Gosta de solos leves e que drenem bem. Propaga-se facilmente por estaca ou divisão.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *