Viburnum opulus (Bola-de-neve)

viburnum-opulus-bola-de-neve
Viburnum opulus (Bola-de-neve) - coloração de Outono

O Viburnum opulus é um arbusto de folha caduca, que produz flores abundantes e folhas de cores magníficas no Outono. É originário da Europa e Ásia e cultivado como planta ornamental. Os seus ramos são lenhosos, partindo desde a base com uma forma aberta. As folhas são opostas, trilobadas e no outono as adquirem belos tons vermelhos, antes de caírem, no Inverno (ver foto).

Nome Comum: Bola-de-neve, Noveleiro, Novelo, Novelo-da-china, Novelo-cromático, Espirema
Nome Científico: Viburnum opulus
Altura: 5m
Aplicações: Fronteiras Jardins informais Maciços Vasos
Características principais: Aromática Flor Folhas
Clima: Mediterrâneo Subtropical Temperado
Cor das flores: Branco
Cor das folhas: Verde
Luminosidade: Meia Sombra Pleno Sol
Origem: Ásia Europa
Porte: Arbustivo
Rega: Moderada
Tipo de planta: Arbusto
Precauções: Tóxica

O Viburnum opulus floresce no fim da primavera ou início do verão, despontando inflorescências com numerosas flores brancas ou levemente rosadas e delicadamente perfumadas. As inflorescências tem um formato de guarda-chuva e as flores das bordas costumam ser maiores que as do centro, da mesma forma que em algumas variedades de Hortênsias (Hydrangea macrophylla). Os frutos formados apresentam-se em cacho de bolas esféricas e vermelhas, de sabor ácido. Eles são comestíveis em pequenas quantidades, ornamentais e bastante atrativos para os passarinhos que adoram o banquete no jardim.

viburnum-opulus

Viburnum opulus (Bola-de-Neve) – Floração na Primavera

Deve ser cultivado sob pleno sol ou meia sombra, em solo fértil, preferencialmente ácido, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Tolera o frio, assim como geadas leves. Após a floração é aconselhável remover os ramos mais fracos e velhos, desde a base, para arejar a planta e estimular novos ramos. Multiplica-se por estacas dos ramos semi-lenhosos e lenhosos.

No jardim, a Bola-de-Neve pode ser utilizada isolada, em grupos ou em conjunto com outras plantas devendo o jardineiro estar atento ao seu aspecto informal e livre. Ela forma um excelente pano de fundo para espécies mais baixas e flores de cores vivas. A variação de cores e formas que ocorre sazonalmente neste arbusto torna-o interessante e atrativo em todas as estações. Também pode ser plantado em vasos e pode ser utilizado para a arte Bonsai.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *